Para remoção das células mais superficiais da pele, comedões e miliuns, melhorando textura, poros e aparência da pele.
Os cuidados com a pele começam pelo essencial: a limpeza diária. Parece simples, mas nem sempre é: a correria diária, o estresse, a poluição, o sol são fatores que impactam a pele – afinal, ela é a primeira proteção do corpo contra os agentes externos.
Três coisas devem fazer parte da rotina: lavar a pele sem esfoliar em excesso (para preservar o microbioma); manter a pele hidratada; e usar protetor solar regularmente, mesmo que não haja sol.
Além disso, periodicamente é recomendado fazer uma limpeza de pele com profissional habilitado. As técnicas que recomendo são: o peeling de diamente, para remover células mortas; e o LED azul, que tem seca acnes e melhora o aspecto da pele oleosa.
O peeling de diamente é mecanico, melhor do que o peeling químico, que é muito agressivo e deve ser usado com cautela.
A grande vantagem desses procedimentos é que podem ser feitos no verão sem restrições mais severas.
A substância mais utilizada é o Ácido Hialurônico que é um dos componentes da pele, quando aplicado em pontos estratégicos, garante sustentação, reduzindo o aspecto de rosto cansado, comum no processo de envelhecimento, decorrente da reabsorção de gordura.
A toxina botulínica não é novidade na medicina. Começou a ser utilizada há mais de 200 anos como terapia para tratar espasmos musculares e, a partir da década de 1980, passou a ser também uma opção para tratamentos estéticos.
São muitos os seus usos: amenizar linhas de expressão e rugas, redução da papada, arqueamento das sobrancelhas, hiperidrose (excesso de suor), sorriso gengival, bruxismo, enxaqueca, blefaroespasmo (movimento involuntário dos olhos).
A aplicação é bastante simples, pouco dolorosa, sem necessidade de preparo e de anestesia. Seus resultados começam a ser sentidos após as duas primeiras semanas da realização do procedimento e se estendem por até 6 meses.
São substâncias injetadas na pele para estimular os fibroblastos a produzir colágeno- que é a proteína presente na pele que dá brilho, firmeza e elasticidade.
As manchas, tecnicamente chamadas de lenigo ou melanose solar, podem aparecer em todo o corpo, mas as que mais incomodam são as que se desenvolvem no dorso das mãos, porque têm efeito estético desagradável.
A melhor forma de tratamento é a remoção por meio de laser. Bastam de uma a três sessões para eliminar as manchas de forma rápida e com curto período de recuperação. E só requer, em media, uma manutenção ao ano.
Os cuidados pós aplicação do laser consiste em hidratação e uso de filtro solar regularmente. E não precisará abdicar do sol no próximo verão.
Melasma é uma doença de hiperatividade do melanócito que provoca manchas na face (especialmente na região frontal, malares, supralabial e queixo), e ocorre em pessoas que têm predisposição familiar, alteração hormonal ou quando há exposição solar.
O melasma não tem cura e o tratamento, que normalmente é realizado nos meses de menor radiação solar, não deve ser interrompido no verão; ao contrário, deve ser mantido com cremes, e acrescido de protetores solar e vitaminas antioxidantes com efeito de proteção solar.
O laser, que é um excelente aliado nesse tipo de tratamento, deve observar uma regra importante no período do verão: evitar a exposição ao sol entre as sessões, mesmo com o uso do protetor solar.
A melhor forma de tratamento é a remoção por meio de laser. Bastam de uma a três sessões para eliminar as manchas de forma rápida e com curto período de recuperação. E só requer, em média, uma manutenção ao ano.
Os cuidados pós aplicação do laser consiste em hidratação e uso de filtro solar regularmente. E não precisará abdicar do sol no próximo verão.
Rugas são linhas e depressões que se formam na pele com o processo normal de envelhecimento. São parte da identidade de cada um, ainda que não desejadas. Mas é possível suavizar seus efeitos, por meio de tratamentos clínicos e uso de tecnologia de ponta.
A combinação de tecnologias – como lasers, radiofrequência, ultrassom microfocado – com toxina botulínica e preenchedores tem obtido excelentes resultados.
As rugas devem ser “assumidas” como parte da nossa história: elas nos dizem onde estivemos e o que fizemos, e não para onde vamos. Afinal, elas se formam ao longo da vida como resultado das expressões faciais, como rir, chorar, comer, cantar – enfim, viver. E a vida que vale a pena ser vivida é repleta de manifestações dos nossos sentimentos, que ocorrem pela mímica facial.
Com uma terapia adequada é possível envelhecer com naturalidade e conviver pacificamente com as nossas rugas – e ainda ter orgulho delas.
É realizada por meio de medicamentos (ativos) que são ativados pela Luz de LED, melhorando a aparência da pele com acne, rosácea, manchas, rejuvenescimento sem agressão com a pele e sem período de recuperação. Esse tratamento pode ser realizado simultaneamente em face, pescoço e colo.
Consiste na injeção de Mesclas por via intradérmica de ativos para melhorar a hidratação, uniformização do tom da pele, brilho, textura, olheiras, papada e gorduras como bolsas subpalpebrais.
O excesso de flacidez nas pálpebras cria um olhar de aspecto cansado, dá uma aparência mais velha e, não raro, pode até atrapalhar a visão.
Blefaroplastia é a cirurgia plástica que remove o excesso de pele das pálpebras superiores e inferiores. Quando associada a lifting facial e aplicação de toxina botulínica melhora muito os resultados estéticos.
A combinação desses tratamentos com o laser Fotona aumenta ainda mais as possibilidades de se obter excelentes resultados.
Manchas e rugas são manifestações do processo de envelhecimento da pele, marcas do tempo que percorremos na vida. Junte-se a elas as espinhas e tem-se um quadro que precisa de cuidados.
Uma avaliação detalhada e um tratamento adequado amenizam – e em certos caos até eliminam – o problema e o desconforto decorrente.
Um dos tratamentos com bons resultados é o peeling, que é um processo em que se provoca a escamação da pele: eliminam-se as células “doentes” e o organismo forma células novas.
São três tipos de peeling:
A definição de beleza é ampla, complexa e variável. Depende de cultura, hábitos, experiências, bom/mau gosto e alguns modismos. Só o que é imutável é que a beleza exige equilíbrio e harmonia.
Não sem razão chama-se harmonização facial o conjunto de terapias para promover justamente a harmonia do rosto.
Cada profissional tem seu próprio processo, estilo e senso estético.
De um modo geral utilizam-se três técnicas, que podem ser ou não conjugadas de acordo com a necessidade específica de cada caso:
Colágeno – é a proteína que dá sustentação, firmeza e brilho à pele. Estimula-se a produção de colágeno por meio de bioestimuladores (hidroxiaepatita de cálcio, ácido polilático) e tecnologia, como ultrassom microfocado, laser, radiofrequência. A combinação é definida caso a caso.
Contorno facial – é a intervenção para melhorar o contorno do rosto, e se faz com o uso de ácido hialurônico em pontos específicos.
Refinamento – é a técnica que utiliza o ácido hialurônico com duas finalidades: para corrigir sulcos e/ou rugas superficiais e para melhorar a hidratação da pele (skinbooster) – uma espécie de “acabamento” de todo o conjunto.
O MD Codes é uma técnica de rejuvenescimento facial para devolver a sustentação da pele, repor volume de gordura que se perde naturalmente com o processo de envelhecimento, preencher vincos, reduzir rugas e linhas de expressão, amenizar o bigode chinês.
A técnica consiste em mapear o rosto e aplicar ácido hialurônico, que pode ser associado à toxina botulínica, de acordo com a necessidade de cada ponto, promovendo o que se chama miomodulação – ou seja, é possível modular a ação de determinados músculos da face.
É isso que permite deixar o rosto mais harmônico, rejuvenescido e simétrico. A técnica do MD Codes – desenvolvida pelo medico brasileiro Mauricio de Maio e que se tornou referência mundial – é flexível e permite customizar os tratamentos.
Manter lábios e região perioral com aspecto jovem, hidratada e atraente.
Rejuvenescimento nada invasivo com laser, ativando as camadas mais profundas do lábio, como a musculatura, diminuindo os sulcos e dando um aspecto saudável.
Aumento do volume dos lábios e melhora da definição do contorno e arco do cupido aplicação de duas a três seringas de ácido hialurônico.
Efeito glow, que dá um aspecto de lábio sedoso, luminoso e hidratado, se obtém com ácido hialurônico chamado skinbooster, que permite apenas esse refinamento sem dar volume.
A luz emitida por LEDs é absorvida pela pele e age sobre um alvo sensível, provocando reação química e consequente liberação de oxigênio. O alvo pode ser melanina (tratamento de manchas), hemoglobina (tratamento de vasos sanguíneos), hiperpigmentação pós-inflamatória.
A terapia de LED melhora a textura da pele, reduz poros e estimula a produção de colágeno. É indicada também para tratar queda de cabelo e melhorar o aspecto envelhecido da pele.
É uma técnica que facilita a “entrega” de princípios ativos e/ou medicamentos nos pontos da pele que estão sendo tratados. Muitos produtos não atingem as camadas mais profundas porque a epiderme age como uma barreira. Com essa técnica, os princípios ativos alcançam as partes mais densas da pele.
Isso é feito por meio de microperfurações da pele, com a utlização de microagulhamento ou lasers fracionados.
Com o drug delivery podemos tratar queda de cabelo/alopécias, rugas/fotoenvelhecimento de face e corpo, flacidez, manchas, acne e estrias.